A camomila foi uma das primeiras plantas a ser utilizada para fins terapêuticos. É um óleo essencial versátil com múltiplos usos medicinais, cosméticos e emocionais. Esta variedade, em virtude da presença de azuleno, é um excelente anti-inflamatório.
PROPRIEDADES GERAIS
- Analgésico - Anti-infeccioso - Antialérgico - Antiespasmódico - Carminativo - Digestivo - Emenagogo - Antitérmico - Fungicida - Anti-inflamatório - Antiprotozoarios e Larvicida;
- Controla a enurese em crianças; útil para dor de dente, especialmente em dentição de crianças;
- Imunoestimulante; Indicado para o cuidado com os cabelos e pele;
- Cicatrizante: útil em feridas, acne, pele inflamada, picadas de inseto, alergias, dermatites;
- Útil em disfunções menstruais, cólicas, TPM, menopausa, ciclos menstruais irregulares;
- Auxilia na regeneração e formação de tecido celular novo na pele, sendo útil em queimaduras, bolhas, inflamações, furúnculos, feridas, pé de atleta, acne, herpes, dermatite, psoríase e alergias;
NO PLANO EMOCIONAL
- É um óleo muito relaxante que leva harmonia em casos de tensão, raiva e medo;
- Facilita a ligação à criança interior, levando-lhe cura, perdão e conforto;
- Excelente auxiliar na meditação, ajudando a libertar iras e ansiedades e aflorando a paz interior.
A camomila-alemã (Matricaria recutita), conhecida até pouco tempo como Matricaria chamomilla, é uma planta herbácea muito utilizada desde a antiguidade. Pertencente à família Asteraceae, ela apresenta caule ereto, glabro (sem pêlos) e ramificado de folhas delgadas e bem recortadas. Alcança cerca de 30 a 50 cm de altura e suas flores lembram pequenas margaridas brancas cuja floração ocorre na primavera e no verão.
Foi introduzida no Brasil há aproximadamente 100 anos pelos imigrantes Europeus e atualmente é usada no preparo do suave e delicioso “chazinho”, apontado como sedativo e indicado para aliviar as cólicas dos bebês.
A secagem da camomila é a fase mais importante do processo de produção, pois os capítulos precisam perder água e manter o máximo possível o teor de óleo essencial. O processo de secagem, neste caso, apresenta um rendimento final de aproximadamente 20%, ou seja, para cada 100 kg de camomila fresca são obtidos cerca de 20 kg de camomila seca.
Detalhes técnicos do produto:
Código | 3349 |
Código de barras | 7898694922714 |
Marca | LASZLO |
O QUE É UM ÓLEO ABSOLUTO
Os óleos absolutos possibilitam extrair da planta moléculas maiores ou não voláteis, que não podem ser extraídos por destilação a vapor, método de extração tradicional dos óleos essenciais. Por possuírem moléculas mais densas, os absolutos costumam apresentar consistência mais espessa, podendo formar uma massa sólida ou viscosa, variando de acordo com o tipo de planta. Os absolutos são geralmente mais concentrados do que os óleos essenciais e altamente aromáticos
Não utilize óleos absolutos puros sobre a pele. Para aromatização use 1 a 3 gotas em colar difusor pessoal ou 6 a 15 gotas em difusor de ambiente.
USO LOCAL: não exceder 0.25%. de concentração.
Wikipedia - Usados em perfumaria e aromaterapia, os absolutos são similares aos óleos essenciais. Como estes, os absolutos são concentrados altamente aromáticos, compostos por substâncias oleosas extraídas de plantas, mas enquanto os óleos essenciais são produzidos por destilação, fervura ou prensagem, os absolutos são produzidos por extração por solventes ou, mais tradicionalmente, pelo processo de captura de aromas conhecido por enfleurage.
Na produção dos absolutos, o material vegetal é inicialmente sujeito a um processo de extração utilizando como solvente um hidrocarboneto, em geral hexano, para produzir uma solução conhecida por um concreto. O concreto é por sua vez extraído com etanol. O extrato de etanol é arrefecido (por exemplo, a -15 °C) para solidificar as ceras presentes na solução e filtrado a frio para produzir um extrato líquido. Quando o etanol evapora, a substância oleosa residual é o absoluto.[1]
Tradicionalmente, o absoluto era obtido por enfleurage, processo durante o qual a pomada resultante do processo de absorção de aromas era extraído com etanol para produzir o absoluto.
O uso dos absolutos resulta da constatação que algumas matérias-primas são muito delicadas ou muito inertes para destilar a vapor e só podem produzir o seu aroma por extracção com solvente. Exemplos destas matérias são o jasmim e a cera de abelha. Entre os absolutos mais utilizados estão os derivados da rosa, jasmim, tuberosa, junquilho, ylang-ylang, mimosa, boronia, lavanda, lavandina, gerânio, sálvia, violeta, musgo de carvalho e cumaru (ou tonka).
O óleo de rosas, o absoluto de jasmim, o absoluto de tuberosa, o óleo de Orris, o óleo de sementes de ambreta (ou abelmosco), o óleo de raiz de angélica e o óleo de flor de laranjeira são ingredientes valiosos e caros utilizados na confecção de fragrâncias e sabores.