Capim Limão Gigante - Óleo Essencial - 10 ml (Laszlo)
Simulador de Frete
- Calcular freteO óleo essencial de capim-limão é rico em citral, o que proporciona aroma cítrico com uma nota de fundo de bala doce e uma rica nota azedinha, que lembra casca de cítricos cristalizada.
O aroma citral adocicado do capim-limão produz sensação de bem-estar, limpeza, leveza. Como uma brisa suave, relaxa as atitudes mentais rígidas, promovendo disposição receptiva e esperançosa. Auxilia no desenvolvimento da paciência e da confiança.
O citral tem ação analgésica, antinociceptiva e anti-inflamatória, podendo aliviar a dor e o inchaço, sendo útil no tratamento da dor que envolve os nervos sensoriais superficiais.
Outra propriedade importante é a fungicida que pode ser aproveitada na conservação de alimentos estocados e no tratamento de micoses e alergias (fungos são os maiores causadores de alergias de pele e respiratória).
Pesquisas comprovam a eficácia contra Aspergillus flavus, um fungo comum de se formar em alimentos armazenados em galpões e responsável pela sua rápida deterioração. A ação do óleo persiste por um espaço de 7 meses de estocagem.
Em aromatizadores é útil para matar fungos dispersos no ar como Aspergillus fumigatus, Rhizopus oryzae, Fusarium solani, etc.
Outros empregos do capim-limão são: no tratamento de acne, como estimulante da circulação, em massagens anticelulite e em problemas de má digestão e gases.
O componente citral é contraindicado em pessoas que sofram de glaucoma ou hiperplasia da próstata, há estudos mostrando possibilidade de agravamento dessas patologias.
O Capim-limão (Cymbopogon flexuosus) é da família Poaceae, que anteriormente era conhecida como Graminaceae. Trata-se de um capim perene, também chamado de grama Cochin ou grama Malabar, sendo nativa da Índia Oriental, Sri Lanka, Birmânia e Tailândia. É uma erva perene proliferadora, que forma aglomerados densos crescendo até dois metros de altura, sendo, por isso, denominada "gigante". As folhas são verde-amarelas claras, estreitas e têm bordas afiadas
Detalhes técnicos do produto:
Código | 1454 |
Código de barras | 7898694922684 |
Marca | LASZLO |
O QUE É UM ÓLEO ABSOLUTO
Os óleos absolutos possibilitam extrair da planta moléculas maiores ou não voláteis, que não podem ser extraídos por destilação a vapor, método de extração tradicional dos óleos essenciais. Por possuírem moléculas mais densas, os absolutos costumam apresentar consistência mais espessa, podendo formar uma massa sólida ou viscosa, variando de acordo com o tipo de planta. Os absolutos são geralmente mais concentrados do que os óleos essenciais e altamente aromáticos
Não utilize óleos absolutos puros sobre a pele. Para aromatização use 1 a 3 gotas em colar difusor pessoal ou 6 a 15 gotas em difusor de ambiente.
USO LOCAL: não exceder 0.25%. de concentração.
Wikipedia - Usados em perfumaria e aromaterapia, os absolutos são similares aos óleos essenciais. Como estes, os absolutos são concentrados altamente aromáticos, compostos por substâncias oleosas extraídas de plantas, mas enquanto os óleos essenciais são produzidos por destilação, fervura ou prensagem, os absolutos são produzidos por extração por solventes ou, mais tradicionalmente, pelo processo de captura de aromas conhecido por enfleurage.
Na produção dos absolutos, o material vegetal é inicialmente sujeito a um processo de extração utilizando como solvente um hidrocarboneto, em geral hexano, para produzir uma solução conhecida por um concreto. O concreto é por sua vez extraído com etanol. O extrato de etanol é arrefecido (por exemplo, a -15 °C) para solidificar as ceras presentes na solução e filtrado a frio para produzir um extrato líquido. Quando o etanol evapora, a substância oleosa residual é o absoluto.[1]
Tradicionalmente, o absoluto era obtido por enfleurage, processo durante o qual a pomada resultante do processo de absorção de aromas era extraído com etanol para produzir o absoluto.
O uso dos absolutos resulta da constatação que algumas matérias-primas são muito delicadas ou muito inertes para destilar a vapor e só podem produzir o seu aroma por extracção com solvente. Exemplos destas matérias são o jasmim e a cera de abelha. Entre os absolutos mais utilizados estão os derivados da rosa, jasmim, tuberosa, junquilho, ylang-ylang, mimosa, boronia, lavanda, lavandina, gerânio, sálvia, violeta, musgo de carvalho e cumaru (ou tonka).
O óleo de rosas, o absoluto de jasmim, o absoluto de tuberosa, o óleo de Orris, o óleo de sementes de ambreta (ou abelmosco), o óleo de raiz de angélica e o óleo de flor de laranjeira são ingredientes valiosos e caros utilizados na confecção de fragrâncias e sabores.