Apresenta aroma doce, balsâmico, seco, resinoso, fresco e ligeiramente verde, com propriedades antidepressivas.
- Combate estados de ansiedade, promove resiliência e energeticamente auxilia no desenvolvimento da responsabilidade de assumir as consequências de suas próprias ações.
- O óleo essencial de olíbano é antisséptico, imuno-estimulante, anti-inflamatório, cicatrizante e rejuvenescedor
Foi demonstrado o potencial anticancerígeno do óleo essencial de olíbano de Boswellia carterii que induziu morte seletiva de células de câncer de bexiga via estresse oxidativo. (pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19296830/)
O óleo essencial de olíbano-do-deserto é o que apresenta maior volume de β-cariofileno e do seu isômero humuleno, que são potentes fito canabinóides que é relatado terem atividade anti-inflamatória. Estudos desenvolvidos para avaliar a atividade antiartrítica, podendo ser empregado em artrite reumatoide(RA), sugerem ter a atividade proeminente que pode ser atribuída à sua atividade anti-inflamatória. (bone.imedpub.com/antiarthritic-and-anti-inflammatory-activity-of-beta-caryophyllene-against-freunds-complete-adjuvant-induced-arthritis-in-wistar-rats.php?aid=7220>)
Além disso, o óleo também contém em volume diferenciado o mirceno, que é um monoterpeno com propriedades analgésicas. Atua tanto em locais centrais quanto periféricos, possivelmente mediando opióides, endógenos e adrenorreceptores ; demonstrando ter um forte efeito analgésico em alguns tipos de dores. (pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1983154/)
O aroma da resina e pó, bem como o incenso de olíbano queimado, tem sido ligado a uma série de efeitos à saúde desde os tempos antigos. A fumaça dos incensos é usada como meio de induzir efeitos psicofísicos positivos e bem-estar, não apenas em um ambiente eclesiástico, mas também em aplicações médicas tradicionais. Inalar o óleo essencial de olíbano combinado com exercícios respiratórios ajuda a tranquilizar a mente consciente para que se conecte com a essência de Deus. (Deborah Eidson - Livro Cura Vibracional Ed. Laszlo)
A árvore de olíbano é espécie nativa da região próxima ao Mar Vermelho, Norte da África e Península Arábica. Cresce nas montanhas, parcialmente em propriedades privadas no sopé das montanhas; portanto alguns estão sob cultivo, outros não. Foi uma das substâncias mais caras da Antiguidade, sendo comercializada a preço de ouro, chegando a ser o alvo de inúmeras disputas políticas.
- Nome botânico: Broswellia carteri
- Origem: Somália
- Parte utilizada: Resina
- Método de extração: Hidrodestilação
- Cultivo: Convencional
- Volume: 5 ml
Detalhes técnicos do produto:
Código | 2820 |
Código de barras | 7898508476945 |
Marca | LASZLO |
O QUE É UM ÓLEO ABSOLUTO
Os óleos absolutos possibilitam extrair da planta moléculas maiores ou não voláteis, que não podem ser extraídos por destilação a vapor, método de extração tradicional dos óleos essenciais. Por possuírem moléculas mais densas, os absolutos costumam apresentar consistência mais espessa, podendo formar uma massa sólida ou viscosa, variando de acordo com o tipo de planta. Os absolutos são geralmente mais concentrados do que os óleos essenciais e altamente aromáticos
Não utilize óleos absolutos puros sobre a pele. Para aromatização use 1 a 3 gotas em colar difusor pessoal ou 6 a 15 gotas em difusor de ambiente.
USO LOCAL: não exceder 0.25%. de concentração.
Wikipedia - Usados em perfumaria e aromaterapia, os absolutos são similares aos óleos essenciais. Como estes, os absolutos são concentrados altamente aromáticos, compostos por substâncias oleosas extraídas de plantas, mas enquanto os óleos essenciais são produzidos por destilação, fervura ou prensagem, os absolutos são produzidos por extração por solventes ou, mais tradicionalmente, pelo processo de captura de aromas conhecido por enfleurage.
Na produção dos absolutos, o material vegetal é inicialmente sujeito a um processo de extração utilizando como solvente um hidrocarboneto, em geral hexano, para produzir uma solução conhecida por um concreto. O concreto é por sua vez extraído com etanol. O extrato de etanol é arrefecido (por exemplo, a -15 °C) para solidificar as ceras presentes na solução e filtrado a frio para produzir um extrato líquido. Quando o etanol evapora, a substância oleosa residual é o absoluto.[1]
Tradicionalmente, o absoluto era obtido por enfleurage, processo durante o qual a pomada resultante do processo de absorção de aromas era extraído com etanol para produzir o absoluto.
O uso dos absolutos resulta da constatação que algumas matérias-primas são muito delicadas ou muito inertes para destilar a vapor e só podem produzir o seu aroma por extracção com solvente. Exemplos destas matérias são o jasmim e a cera de abelha. Entre os absolutos mais utilizados estão os derivados da rosa, jasmim, tuberosa, junquilho, ylang-ylang, mimosa, boronia, lavanda, lavandina, gerânio, sálvia, violeta, musgo de carvalho e cumaru (ou tonka).
O óleo de rosas, o absoluto de jasmim, o absoluto de tuberosa, o óleo de Orris, o óleo de sementes de ambreta (ou abelmosco), o óleo de raiz de angélica e o óleo de flor de laranjeira são ingredientes valiosos e caros utilizados na confecção de fragrâncias e sabores.